Bule Voador

Cientistas dizem que asteroide gigante pode atingir a terra semana que vem, causando destruição em massa

Cientistas descobriram um asteroide maciço que está a caminho de atingir a Terra na próxima semana, e estão lutando para encontrar uma maneira de desviar o objeto.

O asteroide foi nomeado 2016-FI e mede aproximadamente 1 km de diâmetro. Se ele atingir uma área povoada poderia acabar com cidades inteiras e potencialmente devastar um continente inteiro ou … não. É só uma brincadeira com você. Não há nenhum asteroide (pelo menos não a ponto de cair na próxima semana).

Mas há um novo estudo realizado por cientistas da computação da Universidade de Columbia e do Instituto Nacional francês que descobriu que 59 por cento dos links compartilhados nas redes sociais nunca realmente foi clicado, o que significa que a maioria das pessoas que compartilham notícias em mídias sociais não os leem de fato.

Para o estudo, Arnaud Legout e co-autores recolheram dois conjuntos de dados:

O primeiro, com todos os tweets que contêm links Bit.ly-encurtado para cinco grandes fontes de notícias durante um período de um mês no verão passado; o segundo, em todos os cliques ligados a esse conjunto de links encurtados, como registrado pelo Bit.ly, durante o mesmo período. Após o filtro e coleta de dados, os pesquisadores basicamente encontraram um mapa de como as notícias viram viral no Twitter.”

 

O mapa mostrou que notícias “virais” são amplamente compartilhadas, mas não necessariamente lidas.

De acordo com o Washington Post, uma coisa preocupante que os autores do estudo dizem é que isso molda a nossa forma de ver o mundo.

Legout disse em um comunicado:

As pessoas estão mais dispostas a compartilhar um artigo do que lê-lo. Isso é típico do consumo de informação moderna. Pessoas formam uma opinião com base em um resumo ou um resumo dos resumos, sem fazer o esforço para ir mais fundo.”


Isso provavelmente não vai chocar a maioria das pessoas. Vemos isso o tempo todo nas seções de comentários – pessoas fazendo declarações fortes sobre histórias que claramente não leram. Discussões inteiras são presididas por aqueles que não LADDA (Leram a Droga do Artigo). É enlouquecedor.

O que você pode fazer sobre isso?

LADDA, é claro, e não compartilhe coisas que você não leu. Estar informado é ser responsável.

Então, você já chegou até aqui ou você está ocupado construindo um abrigo improvisado em seu porão?

Se você leu, e quiser comentar, comente sobre uma cor – vermelho, azul, amarelo, rosa, qualquer que seja – em seu comentário.  Mas não estrague o título para todos os outros, Certo? Obrigado. Você é o melhor.

Artigo Original

José Paulo R. de Lima
Paulista de Jundiaí, é empresário da área de TI e professor de colégio técnico da área de informática. Possui graduação em sistemas de informação (EACH-USP) e mestrado em ciências pelo PPgSI (EACH-USP).
Fã de ficção científica, espera que a humanidade alcance os parâmetros sociais apresentados em Star Trek.
Também coleciona quadrinhos e adora viajar com sua esposa.